21.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024

Turquia recebe exposição fotográfica “Esplendor e Diversidade” no dia 7 de setembro.

Date:

Share post:

Turquia recebe exposição fotográfica “Esplendor e Diversidade” no dia 7 de setembro.

Um olhar amoroso de Graça Seligman sobre o Brasil

    As cores, a natureza, a arquitetura, as festas populares e os personagens de diferentes partes do Brasil, prometem encantar o público do Centro Cultural CeModern, em Ancara, na Turquia que, no dia 7 de setembro, recebe a exposição fotográfica “Esplendor e Diversidade”. A mostra, composta por 120 fotos, é um apanhado de registros feitos por Graça ao longo da vida em suas viagens pelas diferentes regiões do país. “Durante anos viajei por esse país continental registrando imagens para os meus livros- “Mercados de Ferro”, “Que Boneca é Essa”, “Escultores Iluminados” e “Os Palácios de Brasília”, entre outros. Durante essas imersões aproveitei para registrar tudo o que me cercava”, afirma Seligman que, com seu olhar único, foi criando um mosaico do povo e das belezas do Brasil.

    A exposição marca o Bicentenário da Independência do Brasil e poderá ser visitada durante trinta dias. Entre os destaques, estão fotos da Amazônia, praias, carnaval, natureza e cliques especiais sobre a arquitetura modernista de Brasília, cidade que essa gaúcha escolheu para viver e onde morou por muitos anos. Atualmente, Graça se divide entre Brasília, São Paulo e Nova York. “Minha ênfase é mostrar o lado mais bonito desse Brasil, imenso e diverso que, faz dele um país tão especial”, diz Seligman que está empolgada em ter sua exposição inaugurada na Turquia, em 7 de setembro, uma data tão simbólica para o Brasil. 

    A curadoria da exposição está a cargo da jornalista Graça Ramos, mestre em literatura brasileira e doutora em História da Arte, e parceira de longa data da fotógrafa Graça Seligman em vários trabalhos, tais como exposições e livros. “Feitas em distintos momentos, as fotografias de Graça Seligman formam um conjunto coerente de imagens que dão a dimensão das imensas riquezas brasileiras. Seu olhar inteligente captou nossos diferentes ecossistemas naturais, a diversidade de povos que habitam o país e a pluralidade de nossas manifestações culturais”, destaca Graça Ramos.

 

Sobre Graça Seligman

Fotógrafa e jornalista, Graça Seligman trabalhou para diversos jornais nos anos 1970 e 1980, em Brasília. No período de 2005 a 2007 foi diretora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

Como fotógrafa, participou dos livros ”Oscar Niemeyer – 100
anos”, editado em 2008, e “Cidades do Brasil – Brasília”, publicado pela Publifolha. 

Em outubro de 2008, realizou exposição individual no Instituto
Brasil Itália (IBRIT), em Milão, sob o título: “Brasília Além da Modernidade”

Em 2010 realizou a exposição “China: Um Olhar Estrangeiro”, no Museu Nacional da República em Brasília.

Em seu ateliê, em Brasília, tem a série “Luminárias Fotográficas”, na qual trabalha desde 2009, utilizando as suas fotos impressas em material translúcido e transformando em cúpulas de luminárias. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Anna Tréa faz turnê pelo Brasil, depois de temporada na Europa

Foi durante uma viagem para acompanhar a turnê de Arringo Barnabé, que Anna Tréa se apaixonou por Barcelona. Anos depois,...

Conheça três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são

Muita espuma não é sinal de limpeza e sabão em pó é prejudicial para pisos Existem muitos mitos sobre...

Capital receberá o primeiro Festival da Cachaça de Brasília

O evento será realizado de 22 a 26 de maio, no completo do Mané Mercado. Além da degustação...

Impactos positivos de shows e festivais para bares e restaurantes

Integração com público colabora com o aumento do faturamento, além de atrair visibilidade para as redes O mercado de...