19.3 C
Brasília
segunda-feira, março 24, 2025

União cede área em Brasília para construção do Museu da Democracia

Date:

Share post:

Empreendimento custará R$ 40 milhões com recursos do PAC

O governo federal cedeu área na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a construção do Museu da Democracia. Serão investidos R$ 40 milhões no empreendimento, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em comunicado publicado nesta sexta-feira (5), o Ministério da Cultura (MinC) informou que, desde o início de 2023, após os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, vem trabalhando para viabilizar a construção do museu. O local foi definido após tratativas entre o MinC e a Secretaria de Patrimônio da União.

O terreno está localizado no setor cultural, lado norte da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro (foto). A destinação da área será formalizada nos próximos dias. Na sequência, o MinC e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) devem lançar concurso nacional para escolher o projeto arquitetônico do espaço. Apenas após essa etapa será possível licitar a execução da obra, com expectativa para ser iniciada em 2025.

Instituição plural

De acordo com o MinC, o museu será construído “com a união dos setores democráticos do país” e não estará ligado a um setor político. “O intuito é que seja uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia”, diz a nota.

“Além disso, a institucionalização do Museu da Democracia deverá ser pautada por um processo participativo de consultas com especialistas, representantes de coletivos e entidades reconhecidamente engajadas em processos culturais e educativos voltados à valorização da democracia e dos direitos humanos”, acrescentou o MinC.

Na próxima segunda-feira (8), o Ibram também lançará o repositório do Museu da Democracia, um ambiente virtual para sistematizar, organizar e difundir um catálogo de memória e desenvolvimento de coleções da sociedade civil sobre a democracia contemporânea do país.

“Além de abrigar um memorial sobre os ataques antidemocráticos do ano passado, o repositório servirá de base para uma campanha para mobilizar museus e pontos de memória a refletirem enquanto agentes de um estado democrático e protagonistas de sua própria história, de maneira a enfatizar a importância da participação e do envolvimento social pela construção de direitos em nível local”, explicou o MinC.

Edição: Kleber Sampaio

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mulheres 50 +

publicidade

Related articles

Mulheres 50 +

A vida após os 50 anos pode ser uma fase de transformação e renovação para as mulheres. A menopausa...

Livraria Leitura promove campanha “Compre e Ganhe” com brindes exclusivos até o final de março

Durante o mês de março, a Livraria Leitura, com suas 121 lojas espalhadas por todo o Brasil, está...

A importância da consultoria especializada em contratos públicos

Isadora França NevesA licitação é um processo administrativo utilizado pelo Poder Público para selecionar, de forma transparente e...

7naRoda: A magia do samba raiz conquista o Clube do Choro

Todas às terças- feiras no Clube do Choro, 7naRoda faz a tradicional roda de sambaDesde o dia 4...