20.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 6, 2024

Vila Planalto é a primeira cidade a receber o projeto Brasília 60+1

Date:

Share post:

Vila Planalto é a primeira cidade a receber o projeto Brasília 60+1

Iniciativa vai levar 192 sessões de cinema a 32 regiões administrativas do Distrito Federal.

A poucos metros da Esplanada dos Ministérios, a comunidade da Vila Planalto ganhou vida e se transformou no símbolo dos pioneiros que “arregaçaram as mangas” para construir a nova Capital Federal. E é, ali, na Praça Nelson Corso, que leva o nome do contramestre mineiro trazido por Juscelino Kubitschek para trabalhar nas primeiras obras da cidade, que o projeto “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” tem início, a partir de sexta-feira (23).

A programação da iniciativa, idealizada pelo Instituto Latinoamerica, vai contemplar 32 regiões administrativas do DF até o fim do ano. O evento vai exibir dois filmes por dia – um curta e um longa-metragem, entre documentários e ficção -, que trazem um recorte do imaginário de Brasília e do cinema brasileiro. Ao todo, serão 192 sessões gratuitas de cinema.

De acordo com o presidente do Instituto Latinoamerica, Atanagildo Brandolt, o projeto foi idealizado para ser realizado ao longo das comemorações do aniversário de 60 anos de Brasília, em 2020. “Com a pandemia, tivemos que aguardar e, por fim, nos readaptar, porque 61 anos só se comemora uma vez. Então, agora, faremos o evento presencialmente com o mesmo entusiasmo e observando todas as medidas de segurança necessárias.”

A entrada é gratuita, entretanto, o público será limitado a 80 pessoas. A medida visa cumprir os protocolos de segurança sanitária, como manter distanciamento físico e evitar aglomerações. Os ingressos deverão ser retirados na Praça Nelson Corso, até às 18h30, no dia do evento.

A cerimônia de abertura será transmitida pelo canal do Instituto no YouTube. Para a estreia, serão exibidos os filmes Delfini Brasília, olhar operário, de Maria do Socorro Carneiro, e Amor & Brega, do cineasta brasiliense Ronaldo Duque.

PROGRAMAÇÃO

A curadoria do “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” é assinada pelo produtor cultural João Batista. “A ideia é trazer um acervo diversificado com obras que atendam ao gosto de todos os gêneros e faixas de público, privilegiando obras de maior entretenimento, como comédias, animações e suspense, com boa receptividade junto ao público.”

A seleção de estreia do projeto, que fica na Vila Planalto até domingo (25), contou com a participação da Administração de Brasília e traz o curta-metragem “Delfini Brasília, olhar operário” da cineasta Maria do Socorro Carneiro, abrindo as atividades, às 19h30. O documentário, premiado na Mostra Brasília do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é uma tradução do amor do operário pioneiro João Delfini (98) pela capital que ajudou a construir.

Na sequência, será exibido o longa-metragem Amor & Brega, do cineasta brasiliense Ronaldo Duque. O filme é um documentário musical, que conta a história da música brega por meio do radialista Vavá, que corre o risco de perder seu programa radiofônico. A história tem pinceladas de ficção. A classificação indicativa é 12 anos.

O projeto “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” é realizado pelo Instituto Latinoamerica, com recursos do Fundo Nacional da Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania.

Serviço:
Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema – Vila Planalto

Data: Vila Planalto – de 23 a 25 de julho. Sexta a domingo, das 19h30 às 22h.
Local: Praça Nelson Corso – (Acamp Pacheco Fernandes), Vila Planalto
Entrada Franca – retirada de ingressos até 18h30
Transmissão de abertura: www.youtube.com/c/InstitutoLatinoamerica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...

Mirage Circus apresenta tour 2024 em Goiânia

O ator Marcos Frota, anfitrião do Mirage Circus, apresenta o Gigante Brasileiro, na Arena Flamboyant, em junho. Com...