27.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 26, 2024

Você já viu o presidente andando na rua?

Date:

Share post:

Você já viu o presidente andando na rua?

Se você mora em Brasília, é claro que já viu, ou melhor, é claro que já ouviu essa pergunta.

Afinal, se Brasília é a capital do Brasil e o local onde o Presidente trabalha, com certeza alguém já viu o Presidente andando por aí. Até porque Presidentes da República ficam por aí, andando na cidade onde trabalham.

É o mesmo que encontrar alguém de São Paulo e perguntar se ele já viu o Silvio Santos. Ou perguntar se o romano encontra com o papa pela cidade.

Por incrível que pareça, eu já vi o presidente. Já tem alguns anos. Era fim de expediente. Eu estava passando de carro pela Esplanada. Desci o Congresso, virei à esquerda e segui ao lado da Praça dos Três Poderes. Depois, virei à direita, em direção ao lago, com o Palácio do Planalto à minha esquerda.

Naquela via, na reta do parlatório do Planalto, há um semáforo. O sinal ficou vermelho. Parei. Então, saindo do Palácio do Planalto, surgiu um comboio de carros pretos, com sirene e tudo, e dois sedans no meio. Logo que eles passaram, o sinal reabriu e segui meu caminho.

Aquele era o Presidente. Só podia ser o Presidente. Saindo do Palácio do Planalto, seguindo em direção ao Palácio da Alvorada naquela via exclusiva. Eu tinha visto o Presidente.

Bom, essa é a minha experiência de quando eu vi o Presidente. Pode não ter sido muito emocionante, pode frustrar algumas pessoas, mas alguém acha que o Presidente desfila todo dia em Rolls-Royce, como em dia da posse? Além disso, muitos brasilienses sequer tiveram essa experiência de ter visto o Presidente passando de carro.

Mas está aí. O Presidente na rua, em Brasília. Visto por um brasiliense comum.

Sinto dizer que os carros oficiais, não apenas do Presidente, mas de senadores, ministros e procuradores, têm o vidro naquele fumê mais escuro, justamente aqueles que são teoricamente proibidos pelo Detran. E isso impede qualquer visão sobre o interior do veículo.

Então volta e meia passamos por aí e vemos aquela placa verde-e-amarela de carro oficial, e às vezes dá até para ler: “Senador”, ou “Ministro do STF”. Mas quando olhamos pro lado, tentando ver qual Excelência está circulando por aí ao nosso lado nas vias da capital, não vemos nada além do motorista e de uns vidros traseiros bem escuros.

Mesmo que o Presidente passasse todo dia pela sua casa, você não veria nada além de um carro preto de vidro escuro. No máximo você verá o motorista. E só. Talvez o Presidente esteja lá dentro. Talvez a primeira-dama. Talvez ninguém.

O fato é que eu já vi o Presidente. Talvez ele nem estivesse lá naquela hora, quem vai dizer. Mas o que importa disso tudo é que posso responder ao não-brasiliense, quando ele me perguntar se eu já vi o Presidente quando souber que eu sou de Brasília, que sim, já vi. Estava saindo do trabalho e passei por ele.

Rodrigo Bedritichuk é brasiliense, servidor público, pai de duas meninas e autor do livro de crônicas Não Ditos Populares

 

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que você não anda por Brasília, pois eu já me deparei com o nosso presidente comendo pastel na feira dos importados e sempre se ouve falar que p nosso presidente passeia por Brasília e causa bastante tumulto, pois sempre para e fala com todos. Acredito que você está se referindo aos antigos governantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O GDF não previne e aumenta gasto com saúde

O uso de tendas e carretas tem se tornado cada vez mais recorrente. Ele é útil em crises,...

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...