21.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024

A 14ª edição da Semana da Europa vai proporcionar experiências lúdicas e culturais

Date:

Share post:

A 14ª edição da Semana da Europa vai proporcionar experiências lúdicas e culturais

A Semana da Europa é a melhor oportunidade para brasileiros vivenciarem a experiência de mergulhar no magnífico mundo europeu e suas diversidades, sem sair do Brasil.  Por isso, uma semana é muito pouco e os mais de 20 eventos e centenas de atrações começam em maio e vão até o início de julho, percorrendo 13 capitais brasileiras.

Na 14ª edição, a Semana da Europa vai proporcionar experiências lúdicas e culturais, como a participação de aulas experimentais de idiomas, oficinas de gastronomia, bazar, corrida de rua.

Com o tema “Democracia”, um importante valor para a União Europeia, a Mostra do Cinema Europeu percorrerá 11 cidades, onde serão exibidos 17 filmes dos mais variados países: Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Finlândia, Hungria, Itália, Irlanda, Países Baixos, Portugal, República Checa e Suécia. Raridades que dificilmente entrariam no circuito comercial.

Já o tradicional Concerto Clássico Europeu traz a Brasília músicos notáveis, que vêm para o Brasil exclusivamente para executar, ao lado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, um programa cheio de diversidade.

Nesta edição, participam o regente polonês Piotr Sulkowski, diretor geral e artístico da Orquestra Filarmônica de Olsztyn, na Polônia, o violinista italiano Domenico Nordio – um dos musicistas mais aclamados do nosso tempo – e a mezzo-soprano portuguesa Cátia Moreso, considerada pela crítica de seu país uma revelação no canto lírico.

“Esse é o sentido de toda a programação da Semana da Europa. Queremos mostrar aos brasileiros que pode haver união na diversidade e que é possível exercer a democracia representativa mesmo com realidades diferentes”, afirma o Embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho.

Por que o tema democracia?

“A democracia é um dos valores estabelecidos pela União Europeia e compartilhados pelos 28 Estados membros. Procuramos fortalecer esse valor essencial, trazendo a experiência europeia para o povo brasileiro”, explica Cravinho.

Portanto, o tema escolhido este ano, além de ser pano de fundo dos longas-metragens da Mostra de Cinema Europeu, também vai nortear os debates que serão promovidos nos Seminários na UCB e no Café com Política.

Por que fazemos a Semana da Europa?

A Semana da Europa faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio, data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia.

“O ato em si tinha como finalidade a prosperidade econômica, mas sem perder de vista o ideal de construir uma Europa unida e pacífica, sob os mesmos objetivos e valores”, afirma Rosa Sánchez-Cascado Nogales, presidente da EUNIC Brasília.

Sabe quem promove isso tudo?

Os eventos da Semana da Europa são promovidos pela EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) junto com a Delegação da União Europeia no Brasil desde 2004. Na época, começou como um projeto de apenas três institutos – Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília.

Mas o que é EUNIC?

A EUNIC é uma rede global formada por 36 instituições que representam todos os 28 países membros da UE e tem mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo.

No caso da EUNIC Brasil, os integrantes estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e desenvolvimento local. Hoje, existem cinco clusters – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Programação

Brasília

  • Corrida da União Europeia – 6 de maio
  • Café com Política – 7 de maio
  • Seminários na UCB. Tema: democracia – 7 e 8 de maio
  • Mostra de Cinema Europeu – 10 a 17 de maio
  • Bazar Europeu – 12 de maio
  • Concerto Clássico Europeu – 15 de maio

Acesse a programação completa em www.semanadaeuropa.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Anna Tréa faz turnê pelo Brasil, depois de temporada na Europa

Foi durante uma viagem para acompanhar a turnê de Arringo Barnabé, que Anna Tréa se apaixonou por Barcelona. Anos depois,...

Conheça três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são

Muita espuma não é sinal de limpeza e sabão em pó é prejudicial para pisos Existem muitos mitos sobre...

Capital receberá o primeiro Festival da Cachaça de Brasília

O evento será realizado de 22 a 26 de maio, no completo do Mané Mercado. Além da degustação...

Impactos positivos de shows e festivais para bares e restaurantes

Integração com público colabora com o aumento do faturamento, além de atrair visibilidade para as redes O mercado de...