21.5 C
Brasília
terça-feira, dezembro 5, 2023

Brasília, capital do rock

Date:

Share post:

Brasília, capital do rock

A Banda Profans mostra sua irreverência na capital federal

Catarina Barroso

 

Que Brasília é a capital do rock todo mundo já sabe, bandas como Legião Urbana, Capital Inicial, Biquini Cavadão, Ultraje a Rigor, Raimundos e, mais recentemente, Scalene saíram do quadradinho e ganharam o mundo.

Clipe ‘A gente não tem praia’

Essa pegada rock in roll também inspirou outro conjunto da capital, a Banda Profans. Formada em 2003, e chamada na época de Profanos, buscavam um estilo música hardcore, com uma pitada de sarcasmo e irreverência, inspirado no estilo de Raimundos, Mamonas Assassinas e Nirvana.

Formada por Thiago André (vocal), conhecido como pinguinha, Weslei Lima (guitarra), Edgar Bedel (contra-baixo) e Marcelo Baqueta (bateria). Em 2006 a Banda Profans lançou o Projeto Aneztezia, trazendo letras associadas ao contexto social e com melodias mais voltadas ao pop rock, aos poucos a banda foi evoluindo musicalmente e em 2008 começam a se influenciar também pelos estilos: reggae, maracatu, carimbó, baião, funk, jazz, entre outros.

No ano de 2012 foi quando a banda passou a se chamar Profans, e começaram a gravar algumas demos, sem grandes produções. A primeira gravação foi da música ‘Fim de tarde’ em parceria com produção independente.

Atualmente a banda tem uma levada mais voltada para o reggae e busca trazer mensagens mais positivas e alegres nas composições autorais. O último lançamento foi a música ‘Sente a Vibe’, o vocalista Thiago André fala do estilo da banda que foi se moldando com o tempo, “o rock brasileiro tem um pitada de cada coisa, bandas como Raimundos e Charlie Brown Jr., por exemplo, tem o hardcore, mas também o maracatu, o baião. O Profans também tenta fazer isso, puxamos muito para o raggae, que tem uma aceitação forte em Brasília, e alguns ritmos do norte”.

Capital do rock autoral?

Sobre a fama de Brasília como capital do rock, o vocalista critica a falta de espaço para as bandas autorais, e diz que são inúmeras as bandas boas que surgiram na capital, mas que “a cultura do Rock autoral em Brasília está defasada”. Thiago defende ainda que é necessária uma mobilização governamental e empresarial para abrir o setor do rock autoral pára que seja valorizado, fazendo jus à fama de ‘capital do rock’.

 

Serviços:

Telefone: (61) 98120-5960 – Thiago / 98456-2310 – Marcelo

Site: www.profans.com.br

Facebook: @profansband

Intagram: @banda_profans

YouTube: ProfansVEVO

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

15º Salão dos Artistas sem Galeria inaugura mostra na paulistana Galeria Zipper em 18 de janeiro de 2024

O Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br e @mapadasartesoficial), realiza em janeiro,...

Doutor em Educação questiona política de inclusão total adotada em escolas brasileiras

Pesquisador e ativista Lucelmo Lacerda evidencia a problemática de educar crianças e adolescentes com necessidades especiais apenas em...

MODELOS DE ÓCULOS DE SOL QUE ESTÃO COM TUDO NESSA TEMPORADA

Dos esportivos futuristas aos gatinhos revisitados, reunimos diferentes óculos de sol para você apostar já.   Serviço: Ótica Via Rico Qnm 17...

Simples Cannabis revoluciona experiência online de acesso à cannabis medicinal com lançamento de novo site

Com um design moderno e intuitivo, a plataforma apresenta novidades que facilitarão o acesso às medicações, aos profissionais...