Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Mulher
As deputadas Celina Leão (Progressista) e Telma Rufino (Pros) participaram de homenagem ao Dia Nacional da Mulher, nesta sexta-feira (27), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Em nome da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do DF, as deputadas Celina Leão e Telma Rufino, homenagearam cerca de 70 mulheres por essa data tão especial e importante que é o Dia Nacional da Mulher, comemorado no próximo dia 30 de abril.
Essa data foi instituída em 1980, através da lei nº 6.791, de 9 de junho do mesmo ano, em homenagem à Jerônima Mesquita, uma enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil, o Movimento Bandeirante, que tinha como principal objetivo, promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônima esteve envolvida também, na Criação do Conselho Nacional das Mulheres.
Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de abril, o Dia Nacional da Mulher, também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Ambas as datas impõem a reflexão, principalmente, sobre a igualdade de gênero.
O Dia Nacional da Mulher, não é devidamente difundido no país, mas a data tem como objetivo, conscientizar, diminuir, ou até mesmo erradicar todo o preconceito e a desvalorização que acometem as mulheres.
A data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais.
Embora o mundo atual passe por uma transformação em termos de culturas e ideias, o sexismo influencia negativamente as mulheres, já que as mesmas ainda, sentem as diferenças em relação ao sexo oposto como: salários mais baixos, violência, jornadas excessivas de trabalho, desvantagens que atrapalham a qualidade de vida e o crescimento da carreira profissional.