22.5 C
Brasília
quarta-feira, abril 17, 2024

Ciro Gomes confirma pré-candidatura e PDT lança Joe Valle para o GDF

Date:

Share post:

Ciro Gomes confirma pré-candidatura e PDT lança Joe Valle para o GDF

Em evento do PDT, presidenciável reitera disposição de concorrer ao Planalto e quer palanque no DF para alavancar votos

O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) oficializou, nesta quinta-feira (8/3), a disposição de encarar mais uma vez o teste das urnas. No mesmo evento, o comandante nacional da sigla, Carlos Lupi, confirmou o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, como nome do PDT na corrida pelo Palácio do Buriti. A solenidade ocorreu no auditório da sede nacional do Partido Democrático Trabalhista, em Brasília.

“O lançamento das pré-candidaturas faz parte de um projeto nacional que Brasília, como capital da República, tem que integrar. Esse é um processo de construção partidária, fruto de muita conversa, de muito trabalho, para trazermos a melhor proposta para o DF“, disse Joe Valle, presidente da CLDF e pré-candidato ao GDF

Ciro Gomes explicou que a pré-candidatura de Joe Valle é um posicionamento da Executiva Nacional do PDT, mas acompanha o cenário atual do movimento das legendas. “Cada partido nesta fase se posiciona, se prepara. Joe é uma pessoa querida. O governador passado saiu destruído, e o outro, preso. Joe tem o dote de pacificar o Distrito Federal”, afirmou o ex-governador do Ceará.
Apesar de reconhecer a possibilidade, no cenário nacional, de uma aliança com o PSB do governador Rodrigo Rollemberg, que disputará a reeleição, Ciro afirma que qualquer decisão nesse sentido terá a participação de Joe Valle. “No tempo devido, se o PSB trouxer exigências legítimas, discutíveis, como é da natureza da política, antes de mais nada consultaremos o Joe”, disse o presidenciável.

Ao comentar as alianças, Carlos Lupi também afirmou que o PDT está forjando composições partidárias diferentes em várias unidades da Federação. “Temos feito essas coligações para demarcarmos claramente o que queremos, o que somos e para onde devemos ir”, comentou o presidente nacional da legenda.

Briga pelo GDF esquenta

Joe Valle passa a integrar o grupo de pré-candidatos que tentarão tirar do Buriti o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB) – ele disputará a reeleição em outubro.

O deputado distrital vem tentando costurar apoio de partidos ideologicamente distantes da sua atual agremiação com o objetivo de unificar os opositores à atual gestão em um único nome.

No entanto, recente racha no grupo resultou no lançamento da pré-candidatura de Alírio Neto (PTB) contra a pretensão eleitoral do ex-secretário de Saúde do DF Jofran Frejat (PR). Há outros nomes que devem se lançar na briga pelo GDF, como os deputados federais Izalci Lucas (PSDB) e Alberto Fraga (DEM), o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Valmir Campelo (PPS) e o general da reserva Paulo Chagas (PSL).

Terceira tentativa de Ciro

No caso do Planalto, com a confirmação da pré-candidatura de Ciro Gomes para as eleições deste ano, essa passa a ser a terceira tentativa do político na corrida presidencial. As outras foram em 1998 e em 2002. Nesses dois pleitos, ele não conseguiu chegar ao segundo turno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...

Senado discute PEC que altera política de drogas no país

Proposta prevê tratamento diferenciado para usuários e traficantes, mas critério ainda é controverso A PEC das Drogas será votada...

Novo ajuste do salário mínimo para 2025

Governo propõe aumento de 6,37% , elevando para R$ 1.502, e define meta de déficit zero para o...

Brasília, 64 anos: cada vez mais lúcida

Na véspera da decisão da Copa do Mundo de 1970, na qual o Brasil foi campeão, a escritora...