22.5 C
Brasília
segunda-feira, abril 15, 2024

Crianças estão atentas à reutilização de água

Date:

Share post:

Crianças estão atentas à reutilização de água

Reúso do recurso hídrico no Jardim de Infância da 404 Norte impede o desperdício de mil litros por dia e ainda irriga horta

Sistema de reúso da água, irrigação da horta, contato com a natureza, vivências de alimentação mais saudável. Essas são algumas das ações trabalhadas com os estudantes do Jardim de Infância da 404 Norte desencadeadas pelo uso consciente da água.

Em 2015, foi implementado o sistema de captação da água dos bebedouros da escola para reutilização no sistema de irrigação da horta no local. Esse reúso impediu o desperdício de mil litros de água por dia.

As crianças do Jardim de Infância da 404 Norte são as maiores beneficiadas com esses projetos e vivem na prática as ações importantes de uso consciente do recurso hídrico.

A estudante Cecília de Oliveira, 5 anos de idade, já conta as maravilhas dessas iniciativas na escola. “Eu sei muito bem que não pode desperdiçar água e sempre falo isso na minha família. Eu também tenho alimentação saudável que aprendo aqui na escola. Eu como cenoura e legumes”, afirma.

O sistema de reutilização da água começou em 2015, mas a escola já faz programas de uso sustentável e de consciência ecológica há 14 anos. O sistema de reúso da água dos bebedouros é apenas a primeira etapa desse projeto. A escola ainda pretende instalar uma caixa d´água para captação da chuva e um sistema de Aquaponia para produção de hortaliças e peixes. O Jardim também utiliza minhocário, compostagem e reciclagem de lixo nas atividades com as crianças.

“É muito gratificante ver que os alunos estão colocando em prática o conhecimento que vivenciam aqui. Esses momentos para crianças de 4 e 5 anos vão fazer parte na formação deles como cidadãos”, destaca a diretora da escola, Rosimara Moreschi. Ela está à frente desses projetos nesses 14 anos que está na escola.

Para que essas ações de uso consciente da água se tornassem realidade houve envolvimento da comunidade e de vários órgãos públicos. Pais, parentes, moradores das redondezas da escola, Universidade de Brasília (UnB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e outras entidades participaram do processo levando alguma contribuição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Dia D de Vacinação no DF: Mais de 90 Pontos Disponíveis neste Sábado

Neste sábado, 13 de abril, mais de 90 pontos de vacinação estarão disponíveis no Distrito Federal, marcando o...

Brasília recebe parque temático DC Superpets para animais de estimação

Quem adora pets vai se encantar com um parque temático, a novidade é o Parque DC Superpets, situado...

Senadora Mara Gabrilli expressa preocupações sobre Consulta Pública da Anvisa relativa a bulas digitais de medicamentos

Entre elas, estão o possível enfraquecimento do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os prejuízos à população...

Novas leis penais: Mudanças na progressão de regime e uso da tornozeleira eletrônica

Presidente Lula sanciona legislação que impacta o sistema carcerário brasileiro Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da...