20.5 C
Brasília
terça-feira, dezembro 5, 2023

Espaço Imaginário Cultural colabora para manter viva a cultura de Samambaia

Date:

Share post:

Espaço Imaginário Cultural colabora para manter viva a cultura de Samambaia

O Espaço Imaginário Cultural foi construído pelas mãos dos coordenadores, comunidade e amigos e familiares que um dia acreditaram que um sonho podia se tornar realidade.

Tem chão feito com muro que foi derrubado e horta plantada em bota, sapato e até pé de pato. Também tem parede grafitada por artistas e doações que ajudaram a montar um pouco do todo que o lugar é hoje.

Antigamente, no local, que pertence à Administração de Samambaia, funcionava um centro comunitário que entregava pão e leite. Depois de um tempo, com o lugar vazio, passou a existir o Espaço Imaginário Cultural. Houve então um mutirão para reformar e construir parte do recinto. Jardins, secretaria e guarita, tudo feito com a ajuda da comunidade.

Idealizado pelo Grupo Roupa de Ensaio, o centro cultural fornece várias atividades como apresentações de teatro, dança, música, oficinas de violão, capoeira, grafite, entre outras. Tudo gratuito.

O espaço ainda mantém um evento cultural chamado Eixo Imaginário – Arte Fora do Plano. O projeto é a junção de todas as atividades que acontecem no local. A cada edição são realizadas oficinas e espetáculos, como O Imaginário Convida e Matinê Imaginário. Também tem colônia de férias e projetos como Café Imaginário, Rua de Lazer e Com Cultura e Com Afeto.

Rua de Lazer

A Matinê Imaginário abrange espetáculos teatrais voltados para o público infanto-juvenil. Nas edições anteriores, foram apresentadas as obras Achadouro, Histórias de Circo, Circo Rebote e Lorotas de Palhaça. Para os adultos que têm interesse em frequentar o local, é oferecido o evento O Imaginário Convida, com diversas peças teatrais, como Dona Dinha e Tsunami.

No espaço cultural também são ofertados workshops e oficinas durante o Café Imaginário, que é acompanhado por bate-papo ao fim de cada curso para promover a interação entre os participantes. Entre os temas debatidos estão abuso de mulheres, a relação das pessoas com a cidade de Brasília, relacionamentos diversos, folclore de Goiás e solidão.

Já a Rua de Lazer estreou no fim do mês passado. A ideia é levar a comunidade infantil para perto do espaço. Para isso são realizadas brincadeiras, oficinas e aulas. O evento acontece no estacionamento do local, localizado na QS 103 Conjunto 5 Lote 5 de Samambaia Sul. No próximo domingo (25) acontece mais uma edição da Rua de Lazer, a partir das 13h. Mais tarde, no mesmo dia, tem Matinê Imaginário, com o espetáculo Berinjela, A Grande, às 17h. Para informações, ligue 3013-1610.

A coordenadora do Espaço Imaginário, Marília Abreu, conta que, além de oficinas e apresentações de teatro, dança e música, também acontecem saraus e lançamentos de livros.

Segundo Marília, o centro está aberto a todo tipo de atividade cultural do Distrito Federal. “O Imaginário aglutina todas as linguagens. Nosso objetivo é estar aberto à comunidade e atender e abrir as portas, também, para a comunidade artística”.

Atriz e educadora Marília Abreu e a atriz, diretora e produtora cultural Tássia Aguiar

Ela conta que o projeto recebe público e alunos de todo o entorno do DF. “Percebemos que estamos chegando longe, não só aqui em Samambaia”, comenta Marília, empolgada.

Moradores do Recanto das Emas, Ceilândia, Guará, Planaltina e Valparaíso (GO) são alguns exemplos de pessoas que frequentam a casa.

Marília, que também é educadora e atriz, ressalta ainda que a última edição aconteceu por meio de emenda parlamentar. “Quando o dinheiro de emenda é destinado a boas ações, que servem à comunidade, esse recurso público é muito importante”, finaliza.

Espaço de inclusão

O auxiliar administrativo Jonathan Igor, 20 anos, é aluno de hip hop do espaço cultural. Ele ressalta a importância do local e relembra: “É muito interessante ter um espaço de dança. Ajuda as pessoas a saírem das ruas, como foi meu caso”. O dançarino ainda afirma que se sente livre no espaço: “Aqui as pessoas nos apoiam e me sinto confortável para ser quem sou”.

Alan Mariano também é um dos coordenadores do Espaço Imaginário e reforça: “Temos várias atividades aqui. O Imaginário tem multi funções e nosso espaço é moldado de acordo com o que vamos ter no local, o que significa que nos modificamos conforme a necessidade, o que casa muito bem com nossa cara”, resume Alan, que também e ator e dançarino.

Serviço

São oferecidas as oficinas de dança popular, hip hop, teatro, treinamento de voz, teatro de bonecos, capoeira, forró e ginástica nas quadras – parceria com a Secretaria de Educação do DF. Além disso, um projeto com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social traz ainda oficina de DJ e grafite.

O Espaço Imaginário Cultural tem em média 300 pessoas inscritas em suas atividades. As aulas do projeto Eixo Imaginário acontecem até agosto. De acordo com os organizadores, aulas de ginástica, forró e capoeira são permanentes, e as de DJ e grafite começam este mês, com duração de três meses.

O projeto Com Cultura e Com Afeto tem início em abril. Inaugurada em 2015, a ação consiste em levar alunos do ensino fundamental até o local para fazer uma vivência.

Durante este processo, as crianças conhecem o espaço, a arte do local, e participam de contação de histórias. Além disso, assistem ao espetáculo Papo de Lixo, que orienta sobre a coleta seletiva. Por fim, ainda conhecem diferentes costumes do País por meio de uma apresentação de dança popular.

Os espetáculos e oficinas são gratuitos, exceto as aulas de forró. Para assistir aos eventos, basta chegar cedo devido à lotação do espaço.

Para participar das oficinas, é necessário fazer a inscrição pelo Facebook (facebook.com/ ImaginarioCult) e confirmar no local.

Fonte: JORNAL DE BRASÍLIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

15º Salão dos Artistas sem Galeria inaugura mostra na paulistana Galeria Zipper em 18 de janeiro de 2024

O Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br e @mapadasartesoficial), realiza em janeiro,...

Doutor em Educação questiona política de inclusão total adotada em escolas brasileiras

Pesquisador e ativista Lucelmo Lacerda evidencia a problemática de educar crianças e adolescentes com necessidades especiais apenas em...

MODELOS DE ÓCULOS DE SOL QUE ESTÃO COM TUDO NESSA TEMPORADA

Dos esportivos futuristas aos gatinhos revisitados, reunimos diferentes óculos de sol para você apostar já.   Serviço: Ótica Via Rico Qnm 17...

Simples Cannabis revoluciona experiência online de acesso à cannabis medicinal com lançamento de novo site

Com um design moderno e intuitivo, a plataforma apresenta novidades que facilitarão o acesso às medicações, aos profissionais...