18.5 C
Brasília
terça-feira, maio 7, 2024

Espaços colaborativos se tornam opção para a rotina do trabalho home office e aliviam a ansiedade do isolamento

Date:

Share post:

Espaços colaborativos se tornam opção para a rotina do trabalho home office e aliviam a ansiedade do isolamento

Trabalhar de casa já se tornou uma realidade consolidada. Grandes empresas tiveram que acelerar o processo de adaptação ao formato home office, possibilitando a continuidade das atividades mesmo em tempos de isolamento, exigido pela pandemia do Covid-19. Mas após este período de mais de um ano de pandemia, surgiram preocupações relevantes quanto à produtividade,à saúde mental e física dos colaboradores, que passaram a improvisar os espaços domésticos para o trabalho, nem sempre de forma satisfatória.

Escritórios fechados, empresas realizando rodízio de funcionários, redução de carga horária, falta de estrutura apropriada para trabalhar, fazem parte da nova forma de trabalho. Embora o home office já faça parte da realidade de muita gente, muitos trabalhadores ainda não entraram nesse ritmo, e preferem, ou necessitam de um ambiente estruturado para manterem a rotina, e é aí que os espaços colaborativos (coworkings) se encaixam, e trazem o conforto necessário para o funcionamento híbrido das empresas, ou para os trabalhadores de qualquer segmento que queiram sair da rotina do trabalho em casa, ou até estudantes e empreendedores que precisem de um espaço adequado para realizar as suas atividades.

A locação de um ambiente compartilhado oferece, além da estrutura, a descontração e a praticidade de convívio com outros usuários de forma segura, o que, em si só, já torna o ambiente mais funcional e o trabalho mais produtivo.  Ana Cristina Alvarenga, sócia proprietária do YoloCoworking, aponta as vantagens de trabalhar em um espaço colaborativo. “Além de toda a estrutura necessária, segurança e cuidados no combate ao Covid-19, o usuário conta com a flexibilidade de utilizar apenas quando for preciso, ou locar uma sala para sair da rotina do home office, podendo experimentar um formato inovador, trocando informações e percepções com pessoas e outras empresas, gerando networking, podendo pagar por um plano flexível de locação do espaço, o que possibilita autonomia para as empresas, além de ser uma forma de driblar os transtornos causados pelo isolamento”, ressalta a empresária.

Em entrevista a Organização das Nações Unidas  (ONU News), o Professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pedro Gabriel Delgado, destacou a importância do ambiente de trabalho para a saúde mental do trabalhador, confirmado a  percepção da empresária.  “É importante tornar os ambientes laborais mais saudáveis, o elemento mais frequente nos quadros de desenvolvimento de ansiedade da depressão generalizada está ligado ao trabalho, por isso é preciso uma promoção do bem estar do ambiente”, destaca o especialista.

Após o decreto do Governo do Distrito Federal, possibilitando o retorno aos escritórios, o Yolo Coworking retomou as atividades, seguindo as regras que foram estabelecidas para o uso do espaço de acordo com as orientações dos órgãos responsáveis pela saúde, como o uso de máscara nas áreas comuns, disponibilização de álcool gel e copos descartáveis, limpeza constante dos espaços, mantendo o distanciamento e evitando o contato físico. Dessa maneira, o usuário pode desfrutar do ambiente de trabalho seguro, com as instalações necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, além de uma vista espetacular para um dos principais pontos turísticos da cidade, a ponte JK, tornando a experiência mais prazerosa e confortável.

Sobre a Yolo – O Yolo, está localizado na Orla do Lago Paranoá,de frente para a ponte JK. O espaço ocupa o antigo Gazebo, e está sob o comando da empresária Ana Cristina e de seus filhos, Ana Carolina e Pedro Henrique. Um local para Coworking, eventos e café para quem quer aproveitar o melhor da vida, inclusive o trabalho. São quatro andares de estrutura, com 13 salas, 3 salas de reuniões, 24 estações de trabalho chamadas open desk, uma cokitchen, rooftop onde cabem até 150 pessoas e pode ser alugado para eventos sociais e corporativos, e um auditório multiuso.

SERVIÇO

Endereço: Setor de Clube Esportivo Sul, Beira Lago – Asa Sul

Telefone: (61)3772-2500

Redes: Instagram- @yolo.coworking| Facebook: yolo.coworking

Site: www.yolobsb.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...