HACKATHON DA NASA REVELA O POTENCIAL EMPREENDEDOR DE BRASÍLIA PARA O MUNDO
No ano passado, a competição global promovida pela Agência Espacial Americana foi realizada pela primeira vez na capital. A edição de Brasília ficou entre os 10 maiores do mundo, sendo o maior do Brasil e provou que a cidade “transpira” empreendedorismo e inovação.
O Nasa Space App Challenge 2019, conhecido como o Hackathon da Nasa será realizado de 18 a 20 de outubro simultaneamente em mais de 200 países. A edição de Brasília será realizada no campus da UDF. No ano em que o homem comemora os 50 anos da missão Apollo 11 – que levou o homem pela primeira vez à Lua, Brasília sediará pela segunda vez a maratona da incubadora de inovação da Agência Espacial Americana, que chega com um novo tom para a corrida espacial do século XXI e somará força com a vocação empreendedora da capital federal, buscando desta forma causar uma revolução no ecossistema de empreendedorismo, tecnologia e inovação do Distrito Federal.

O desenvolvimento de startups, tecnologia e inclusão de Brasília no mapa do empreendedorismo mundial são as bases que norteiam o planejamento da empresária Carine Elpídio, que é a responsável pela incubadora e pela maratona da Nasa. Ela trouxe a maratona para consolidação da vocação empreendedora da cidade. Segundo Elpídio, as surpresas serão muitas e até ex astronauta da Agência Espacial Americana deve vir visitar a maratona na capital brasiliense. “Traremos muitas novidades para esta segunda edição, incluindo palestras de grandes de empresas como Facebook e Microsoft, além da Agência Espacial Brasileira e outras startups bem conhecidas, inclusive um empreendedor espacial que promete que, finalmente, o Brasil lançará primeira missão à Lua em 2020 e promete colocar o Brasil na rota mundial de empreendedorismo do espaço”. Afirma.
O pré-lançamento aconteceu na última terça-feira, dia 16. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que teve palestras da Agência Espacial Brasileira e da incubadora espacial da UNB, Zenith Aeroespace. Os palestrantes atualizaram os participantes sobre a posição atual do país no desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, e ainda explicaram algumas tecnologias Espaciais que utilizamos no nosso cotidiano, como os novos sistemas de leitura de código de barra, a criação de medicamentos mais puros no espaço, melhorias no isolamento térmico e roupas que regulam a temperatura corporal, etc.
O grande sucesso da edição de Brasília, veio pra quebrar um grande paradigma: o de que a vocação da cidade é apenas de funcionalismo público (e corrupção). O amplo interesse e a participação dos brasilienses no Hackathon da NASA provam o potencial empreendedor e inovador dos moradores da capital federal. Em 2017, Felipe Matos em seu blog no Estadão fez uma revelação que surpreendeu o Brasil, mas não os brasilienses: O Distrito Federal é o segundo estado do Brasil em densidade de startups por habitante. Ele chegou neste número cruzando pesquisa da ABStartus e Accenture com o senso do IBGE. O resultado mostra a ampla evolução do nosso ecossistema, conhecido como Cerrado Valley.
Para aproximar mais as pessoas dos temas que serão apresentados nos desafios propostos pela Nasa, e melhorar ainda mais o desempenho dos competidores de Brasília, vários pré-eventos serão realizados com palestras de especialistas e membros da organização que explicarão a dinâmica do Hackathon.
O Brasil está mais próximo do espaço
A importância da conscientização das entidades públicas e privadas no país em investir no acesso ao espaço é uma necessidade. Em recente artigo publicado na Revista Época, escrito por Lucas Fonseca e Sidney N. Nakahodo, os cientistas destacaram que assunto espacial deve ser debatido “num contexto amplo em que se discuta, além de soberania e tecnologia, o impacto direto das atividades comerciais espaciais na geração de riqueza e capital intelectual e social. Em última instância, trata-se de assegurar que o país faça pleno uso das novas possibilidades, aproveite as oportunidades e ocupe um lugar de destaque num cenário global em rápida transformação”.
Ainda no artigo, eles destacam a possibilidade da utilização para fins comerciais da Base de Alcântara que tem sido um dos temas centrais nas recentes tratativas bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. Já que “o local é um dos melhores lugares do mundo para o lançamento de satélites geoestacionários, e diversas empresas já mostraram interesse em fazer uso das instalações”. Assim, o Brasil terá o primeiro espaçoporto que será utilizado por diversos países, inserindo o Brasil numa posição privilegiadíssima no mapa global das atividades espaciais comercias.
Sobre Hackathon
Os Hackathons revelam e premiam pessoas e equipes com talento e inteligência acima da média, pois são apresentados problemas de alta complexidade para serem resolvidos por meio de tecnologia. Os participantes geralmente são desenvolvedores, engenheiros, tecnólogos, designers, cientistas e pessoas com talentos diversificados, que possuem o desejo de criar soluções de impacto mundial.
Um dos objetivos do Hackathon da Nasa é transformar pessoas comuns em empreendedoras. “As pessoas precisam entender que tecnologia aeroespacial também faz parte da vida delas, que elas podem participar da maratona, e principalmente que elas são capazes de desenvolver negócios lucrativos, que elas podem se aproximar e até mesmo ir para a Nasa.” Conclui Elpídio.
Hastags
#nasanobrasil #nasaspacechallenge #nasaspaceappsbsb #vemparanasa #startups #brasilia #nasaspaceapps #nasaspacechallenge2019 #brasilianomundo
Serviço
Hackathon da NASA
Data: 18 a 20 de outubro de 2019
Local: Campus da UDF: SEP/SUL EQ 704/904 Conjunto A Brasília- DF
Pré inscrições e mais informações: https://spaceappsbrasilia.com/
Entrada Gratuita.