22.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 26, 2024

Lei proíbe lava-jatos de usarem água no DF

Date:

Share post:

Lei proíbe lava-jatos de usarem água no DF

Projeto de lei aprovado em dezembro, foi sancionado pelo governador e estabelece a utilização de produtos biodegradáveis na prestação dos serviços

Há um ano o DF enfrenta uma das piores crises hídricas de sua história. A cidade sofre com os baixos níveis dos reservatórios e precisou adotar medidas drásticas de racionamento. Mas agora a capital do país dá mais um passo em favor do meio ambiente. O Governador Rodrigo Rollemberg sancionou a Lei Distrital 6.089, de autoria da deputada Luzia de Paula, que obriga os lava-jatos do DF a adotarem modelos ecológicos, sem utilização de água. Segundo o projeto, as empresas devem utilizar produtos biodegradáveis, que não causem danos ao meio ambiente.

Para algumas empresas, isto não será problema. A Lavô, por exemplo, saiu na frente e desde março do ano passado começou a empregar uma solução sustentável para lavar os veículos. O empresário Ricardo Pereira criou um aplicativo que, além de ir até o cliente onde e quando ele desejar, aboliu o uso da água. “Conseguimos implementar um processo rápido e seguro que desfragmenta a sujeira, removendo-a sem arranhar o veículo ou deixar qualquer resíduo. No lugar de água, aplicamos uma cera de carnaúba líquida, certificada ecologicamente, segura para a natureza e para o lavador”, destaca o empresário.

Para ele, o projeto da deputada é mais do que importante, mas essencial para a cidade que vive um momento de escassez de recursos hídricos, inclusive sofrendo com racionamentos e constantes faltas. “Para se lavar um carro são necessários 300 litros de água. Isto é o suficiente para quase 3 pessoas utilizarem para sua higiene diária e consumo. Precisamos mudar nossos hábitos e adotar de fato medidas que evitem o desperdício”, comenta Ricardo.

Apesar de não usar água, a cera é bastante eficaz no processo de limpeza. O processo consegue remover manchas, piche de asfalto e até cimento da lataria, sem danificar e ainda deixá-la brilhante. Os preços variam de R$ 30 a R$ 145, dependendo do pacote escolhido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O GDF não previne e aumenta gasto com saúde

O uso de tendas e carretas tem se tornado cada vez mais recorrente. Ele é útil em crises,...

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...