21.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024

Mudanças climáticas pode contribuir para novas e velhas doenças

Date:

Share post:

Amazonas chegou a registrar 333 novos casos de covid-19 em 24 horas devido ao período chuvoso e aglomerações do Carnaval

As mudanças climáticas que o país está enfrentando podem contribuir para a proliferação de novas e velhas doenças. É o que afirma a professora Soraya Smaili, farmacologista da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, reitora da universidade no período 2013-2021 e coordenadora do Centro SoU_Ciência da universidade.

Este cenário é resultado da desigualdade social, gerada pela urbanização predatória. Com isso, fica claro que decisões político-econômicas tomadas pelas autoridades sem ouvir cientistas e as comunidades envolvidas, podem representar a morte de inúmeras pessoas. Tanto por doenças quanto por desastres naturais, como o causado pelas chuvas no Litoral Norte de São Paulo.

“Cientistas no Brasil estão preparados para exercer esse papel. Nós pesquisadores já produzimos diversas análises, resultados e recomendações que podem contribuir com as autoridades locais, regionais e nacionais. A enorme parte destes resultados foi gerada nas universidades públicas com apoio dos impostos pagos por todos os contribuintes e estão à disposição para serem integrados à agenda política, urbana, ambiental e econômica do país”, afirma Soraya.

Aumento no número de casos de covid-19

Um exemplo de como as mudanças climáticas podem contribuir para a proliferação de doenças é que o Amazonas teve um registro de 333 novos casos de covid-19 em 24 horas. Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em 17 de fevereiro.

Com isso, o estado passou a ter mais de 627 mil casos registrados da doença. O aumento repentino se deve ao período chuvoso aliado às aglomerações do Carnaval. Por esse motivo, é preciso continuar os cuidados para a prevenção da covid-19.

Por: Profª Drª Soraya Smaili

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Anna Tréa faz turnê pelo Brasil, depois de temporada na Europa

Foi durante uma viagem para acompanhar a turnê de Arringo Barnabé, que Anna Tréa se apaixonou por Barcelona. Anos depois,...

Conheça três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são

Muita espuma não é sinal de limpeza e sabão em pó é prejudicial para pisos Existem muitos mitos sobre...

Capital receberá o primeiro Festival da Cachaça de Brasília

O evento será realizado de 22 a 26 de maio, no completo do Mané Mercado. Além da degustação...

Impactos positivos de shows e festivais para bares e restaurantes

Integração com público colabora com o aumento do faturamento, além de atrair visibilidade para as redes O mercado de...