25.5 C
Brasília
quarta-feira, abril 24, 2024

Novas formas de empreender são fundamentais para o sucesso no mercado atual

Date:

Share post:

Novas formas de empreender são fundamentais para o sucesso no mercado atual

Os novos modelos de negócios contam não só com as novas tecnologias, mas também com a coragem e a ousadia do empreendedor para se transformar de dentro para fora

Momentos de mudança estimulam a procura de novas formas de pensar, agir e lidar com as situações que precisam ser enfrentadas, e não é diferente para o ecossistema empreendedor. A nova geração de empreendedores percebeu que o modo tradicional de fazer negócios já não funciona mais. Além de contar com o auxílio das novas tecnologias para transformar os empreendimentos, essa geração conta com a coragem e a ousadia de evoluir como pessoa.

Atualmente, para transformar ou criar um empreendimento, é preciso ser capaz de inovar e assumir riscos para obter sucesso em ambientes instáveis. Para Mariana Borges, uma das idealizadoras da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, da Fundação Assis Chateaubriand, essa mudança na forma de pensar faz com que o próprio conceito de empreendedorismo seja repensado. Segundo ela, o empreendedorismo não está relacionado apenas a abrir um negócio, mas à disposição para identificar problemas, oportunidades e investir em recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar impacto positivo na sociedade.

Dessa maneira, empreender é ter uma atitude diferente frente aos desafios da vida e dos negócios. E essas mudanças geram novos modelos empreendedores, relacionados à colaboração e à criação.

Inovações e empreendimentos tradicionais

As referências industriais em que as empresas tradicionais foram constituídas já não são mais importantes do que o comportamento das pessoas. Pensando nisso, essas empresas precisam se adequar e repensar seus valores e formas de percepção do mundo e de si mesmos, entender que o risco e a inovação são indispensáveis atualmente. É preciso desenvolver novas formas de se relacionar com o mercado, de forma mais colaborativa, buscando novas práticas de gestão.

Um exemplo de empreendimento que tem crescido e feito sucesso é o das startups, empresas que utilizam novas tecnologias para encontrar soluções para problemas mercadológicos. Elas são enxutas e assumem mais riscos, buscam oportunidades para um crescimento rápido e compartilham esses ideais para se transformar de dentro para fora.

Preparação completa para empreender – Além de compartilhar seu espaço com o ecossistema empreendedor, a Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores oferece um curso de 5 meses que prepara o empreendedor para encarar o mercado de forma mais disruptiva e humana, por meio de técnicas, ferramentas e experiências para quem quer desenvolver uma ideia, abrir um negócio, transformar sua empresa, desenvolver uma startup ou inovar no mercado. As inscrições para a Jornada Ei! podem ser feitas pelo site www.ei.org.br/jornadaei. A próxima turma já começa em 9 de julho de 2018.

Sobre a Ei!

A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, que surgiu em agosto de 2017 para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Desde o ano passado, também são realizados diversos eventos que reúnem o ecossistema empreendedor da cidade. O espaço também está aberto para receber eventos de terceiros. Informações pelo e-mail ei@facbrasil.org.br A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook, Instagram e Twitter, com o perfil @ComunidadeEi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...

Curta-metragem vai mostrar como ditadura afetou crianças no Brasil

Em fase de busca de recursos, projeto já tirou o sono do idealizador Quando estava fazendo pesquisas para o...