25.5 C
Brasília
sábado, abril 13, 2024

O novo comandante da SBOT-DF

Date:

Share post:

O novo comandante da SBOT-DF

O ortopedista José Humberto de Souza Borges é quem comanda a SBOT-DF na gestão 2019/2020. Nascido na vizinha capital de Goiás, Goiânia, ele conta que sempre quis ser médico e que recebeu influência de sua mãe e da avó materna. “Nunca passou pela minha cabeça outra profissão”, afirma. Esse sonho foi realizado em 2008, na Faculdade de Medicina do Planalto Central. Já a escolha pela ortopedia, comenta, teve uma participação importante de seu sogro, Dr. Paulo Lobo, que também o incentivou a fazer Cirurgia do Joelho. A residência Ortopedia e Traumatologia foi feita no Hospital Regional do Gama (HRG) entre os anos de 2010/2012 e a subespecialidade foi cursada no Instituto Cohen, em 2013. “A paixão pelo esporte também fez com que eu fizesse a subespecialidade em joelho”, acrescenta.

Foto: Studio NJ/Natalia Jaguaribe

Provas dessa paixão são fartamente demonstradas em suas escolhas acadêmicas e profissionais: o Dr. José Humberto é mestrando em Medicina Esportiva pela Unifesp/SP e é membro dos departamentos médicos do time de futebol Brasiliense e do Brasília Vôlei Feminino. Ele concilia tais atividades com as desempenhadas no Hospital HOME, onde é coordenador do Grupo de Joelho do Hospital, coordenador do grupo de Trauma e do Pronto-Socorro.

E mesmo com tantas atividades simultâneas, o ortopedista decidiu se dedicar à gestão da SBOT-DF por acreditar que esta é a forma de resgatar valores e condições de trabalho da atividade. “A política classista na minha opinião é muito importante na medicina, pois atualmente a classe médica está passando por um momento difícil, como sua desvalorização, falta de credibilidade perante a população, condições de trabalho precoce, desatualização da tabela de pagamentos, entre outros problemas. E para tentarmos melhorar o momento atual, nós médicos temos que nos unir para buscar soluções conjuntas e que melhorem a vida de toda a categoria”, convida.

Foto: StudioNJ/Natalia Jaguaribe

Entre suas metas à frente da sociedade de ortopedia brasiliense, Dr. José Humberto destaca a manutenção do trabalho da diretoria passada, comandada pelo Dr. Paulo Emiliano Bezerra Júnior; atuação junto a ortopedistas que ainda não fazem parte da SBOT-DF para que se filiem; criação da Comissão de Defesa Profissional e Educação Continuada na SBOT-DF; candidatura da cidade de Brasília para sediar o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia em 2022; manutenção do treinamento dos residentes de Brasília para o TEOT; maior divulgação das ações da SBOT-DF nas mídias sociais e a realização da primeira Jornada de Ortopedia do Distrito Federal. “Faremos tudo para que a SBOT-DF seja uma entidade ainda mais profícua e tenha atuação positiva na trajetória profissional de todos os associados”, assegura.

Ele agradece à possibilidade de se dedicar a projetos pessoais e coletivos à sua esposa Camilla El Haje Lobo Borges, que além de ser uma companheira de todos os momentos ainda lhe deu os filhos Nina El Haje Lobo Borges e Paulo El Haje Lobo Borges.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Dia D de Vacinação no DF: Mais de 90 Pontos Disponíveis neste Sábado

Neste sábado, 13 de abril, mais de 90 pontos de vacinação estarão disponíveis no Distrito Federal, marcando o...

Brasília recebe parque temático DC Superpets para animais de estimação

Quem adora pets vai se encantar com um parque temático, a novidade é o Parque DC Superpets, situado...

Senadora Mara Gabrilli expressa preocupações sobre Consulta Pública da Anvisa relativa a bulas digitais de medicamentos

Entre elas, estão o possível enfraquecimento do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os prejuízos à população...

Novas leis penais: Mudanças na progressão de regime e uso da tornozeleira eletrônica

Presidente Lula sanciona legislação que impacta o sistema carcerário brasileiro Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da...