26.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 26, 2024

O Queijo de cabra de maior sucesso em Brasília é goiano e tem sofisticação francesa

Date:

Share post:

O Queijo de cabra de maior sucesso em Brasília é goiano e tem sofisticação francesa

Os 300 animais da Cabra Chic produzem meia tonelada de queijo por mês e seguem os padrões tradicionais franceses de uma iguaria de qualidade.

Por: Carol Cascão

Fotos: Nubia Paula

Se fosse uma degustação às cegas num jantar sensorial no escuro com uma venda nos olhos, diria que teria viajado em questões de minutos para a França -, precisamente no dia que conheci o genuíno queijo de cabra. Localizada em Luziânia (GO), 60 km de Brasília (DF), a fazenda Cabra Chic produz sete tipos de queijo de leite de cabra com a mesma sofisticação francesa, apenas com uma diferença: o odor marcante e forte, presente na iguaria europeia, não trouxe herança, mas manteve o sabor.

De acordo com o proprietário, o jornalista aposentado que profissionalizou um hobby, Armando Rollemberg, as 300 cabras chic e cheirosas da fazenda são criadas da maneira slow food que privilegia a higiene e qualidade de vida do animal por meio de alimentação saudável e nutriente essencial. As cabras “chic” de lá, não vivem com os bodes, nenhuma relação de mimetismos de amor, muito menos de parceria com o cheiro forte. Outro fator marcante do queijo não apresentar o odor marcante.

Os animais da fazenda são da raça de cabra Anglo Nubiana, as chamadas de dupla aptidão: boas para carne e leite. Por dia, ordenha-se em torno de 120 litros, o que permite a produção de cerca de 15kg de queijo -, e um total de pouco mais de meia tonelada por mês. O quilo de cada queijo varia de R$ 70 a R$ 100 -, depende de qual dos sete tipos vendidos (escolha difícil).

O cliente que chega no Ceasa-DF (Centrais de Abastecimento do Distrito Federal), na manhã de sábado, podem degustar antes de decidir dentre o demi-chèvre, a ricota, o frescal, o meia cura, o montanhês, o sardo ou o boursin, um tipo cremoso de queijo de cabra, em textura de pasta ideal para comer com torradas. Aliás, mais uma decisão difícil ao paladar porque existem mais quatro tipos de boursin: puro, com alho, com ervas frescas ou com o dedo de moça e mel (uma sugestão da conhecida Chef de cozinha Mara Alcamin).

Armando desenvolveu duas sobremesas também: um pudim de leite de cabra com goiaba, preparado com a versão frescal, e o cheesecake de ricota de cabra. Os preços são muito acessíveis e justos diante de tanta qualidade e sorte de ter a oportunidade de um produto local tão à mão, cuidadosamente embalado a vácuo, higiênio e com a elegância para nenhum francês expressar o clássico “blasé”, mas ao contrário, “uh lá lá, J´hallucine” (eu alucino, em francês).

Serviço:

Cabra Chic
Onde? Na Feira do Ceasa (SIA, Trecho 10).
Horário:
até 12h30.
Contato: (61) 3485-9403
E-mail: cabrachic.go@gmail.com

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

PROGRAMAÇÃO CINE CULTURA LIBERTY MALL 

Até 31 DE JULHO  SALA 1 14:00 O MAL NÃO EXISTE/ Japão/ 106 min (14 anos) ***estreia*** 16:10 DIVERTIMENTO/França/ 110 min...

Associação Artística Mapati e Instituto InveRso oferecem oficinas artísticas gratuitas

Com início em agosto, projeto tem foco em pessoas com transtornos mentais. As inscrições já estão abertas. A Associação...

Projeto “Cirandeira Popular – Mulheres em Roda II” promove atividades de capacitação cultural para mulheres em São Sebastião

Oficinas de Arte e Reciclagem, Customização em Bordado, Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e...

Chico Simões realiza circulação de mamulengo nas regiões Sul e Sudeste

Do Nordeste para Taguatinga, de Taguatinga para o Brasil. Através de aula-espetáculo, o projeto Mamulengo Circuladô vai difundir...