18.5 C
Brasília
domingo, maio 19, 2024

Pianista Ksenia Nosikova se apresenta na capital

Date:

Share post:

Pianista Ksenia Nosikova se apresenta na capital

Em turnê pelo Brasil, pianista russa estreia em Brasília com show aberto ao público no Casa Thomas Jefferson Hall

Elogiada pela crítica e descrita como uma pianista refinada e de extrema sensibilidade (New York Concert Reviews), Ksenia Nosikova é um dos grandes destaques do cenário musical internacional. A musicista, que se apresenta com frequência nos palcos da Europa, Ásia, Rússia, EUA e Canadá, tocará na sexta-feira, 6 de abril, às 20h, no Casa Thomas Jefferson Hall – unidade da SEP 706/906 Sul A entrada é livre e gratuita.

No portfólio de concerto da pianista russa estão o Carnegie Hall e o Merkin Hall de Nova York, além dos teatros de Shangai e Hong Kong. Nosikova é convidada frequente de importantes festivais do mundo, como os de Amalfi e Rimini (Itália), Munster (França), Rovin (Iugoslávia), Gabrovo (Bulgária), Novi Sad (Sérvia), Aspen e Sarasota (EUA). Além de Brasília, a turnê brasileira contempla Pelotas e Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Cabo Frio. No repertório, peças de Tchaikovsky, Rachmaninoff, Clementi e Liszt.

A pianista gravou para os selos Profil MedienAlbanyCentaur e Capstone Records. Dentre seus nove aclamados CD’s, está a gravação da integral dos Anos de Peregrinação, de Liszt, um dos pilares do repertório pianístico. Segundo a revista London’s International Piano Magazine, o volume Itália dos Anos de Peregrinação é um superdisco, considerado uma das seis melhores gravações da obra, podendo ser equiparada a versões de grandes pianistas, como Brendel, Berman e Bolet.

Nosikova é formada pelo Conservatório de Moscou, onde concluiu com a mais alta distinção o Bacharelado e o Mestrado. Após emigrar para os EUA, obteve seu Doutorado na Universidade do Colorado e, atualmente, é professora da Universidade de Iowa. Em sua classe, estão pianistas de vários países, que já desenvolvem carreiras de destaque nos EUA e exterior. Premiada em três concursos internacionais, a musicista é convidada frequente para compor o júri de vários concursos, como o Liszt-Garrison, Los Angeles, Schmidbauer e MTNA (EUA), além do Ibla Grand Prize (Itália). Ksenia Nosikova é uma artista Steinway, além de membro da Sociedade Liszt dos EUA e Diretora Artística da série de concertos Piano Sundays na Old Capitol.

Serviço

SEXTAS MUSICAIS: Ksenia Nosikova

Quando: Sexta-feira, 6 de abril, às 20h

Local: Casa Thomas Jefferson – CTJ HALL –  SEP-SUL 706/906

Entrada livre e gratuita

Mais informações para o públicohttps://thomas.org.br/eventos/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

“Tem Samba na Feira” leva música e cultura à Feira Permanente do Gama

O sambista Sandrinho, do grupo Amor Maior, abre a programação gratuita Que tal curtir um domingo de música boa...

Brasília sedia 1ª encontro de arte, educação e natureza na primeira infância

Entre os dias 4 a 9 de junho, acontece o "1º Encontro Cunhatã Cerratense Arte, Educação e Natureza...

“Fim: O Último Espetáculo”

"Fim" é um monólogo intenso que nos leva ao turbilhão mental e emocional de um protagonista que está...

Sugar Daddies super exclusivos? Saiba mais

O aplicativo de namoro MySugarDaddy revela que no Brasil, existem mais de 140.000 Sugar Daddies Sugar Babies. A...