21.5 C
Brasília
quinta-feira, abril 25, 2024

Taguatinga é a primeira satélite do DF a receber internet gratuita

Date:

Share post:

Taguatinga é a primeira a receber internet gratuita

Praça do relógio é o ponto escolhido para abrigar a primeira árvore digital do DF

Depois de anos de promessas e projetos ineficientes, o Distrito Federal recebe finalmente uma solução para o problema de internet livre na cidade. Na próxima terça-feira (27/03), às 9h, na Praça do Relógio, em Taguatinga, será inaugurado o primeiro terminal digital do DF, que tem como objetivo fornecer pontos de acesso à internet gratuita em espaços públicos.

Instalado ainda em caráter de teste, o projeto começa sua atuação por Taguatinga, satélite que abriga uma das maiores populações do DF, mas sua pretensão é expandir para todas as regiões administrativas. Até o fim do ano serão instaladas mais 50 árvores pela cidade. A ideia é abranger todo o DF.

Thiago Jarjour – Foto Gabriel Jabur- Agência Brasília

 “O antigo projeto de sinal livre tinha alguns problemas de funcionamento, além de ter um custo alto. O que fizemos foi buscar um modelo mais moderno e viável para governo, já que está saindo a custo zero para o estado”, diz Thiago Jarjour, Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo projeto.

O terminal digital da Praça do Relógio terá capacidade para fornecer internet de alta velocidade para até 500 aparelhos simultâneos, num raio de aproximadamente 200 metros, com conexão de 480 megas. As árvores digitais com wi-fi são um novo modelo de tecnologia sustentável, já que é movida por energia solar. Além de fornecer conexões de internet, ela ainda tem capacidade de carregar dispositivos eletrônicos com porta USB como celulares, tablets e computadores.

“A internet gratuita será um ponto importante para a inclusão digital da população do DF, principalmente nas regiões mais carentes. Essa é uma das maiores entregas da nossa secretaria e estamos confiantes de que beneficiará muito nossa comunidade” diz o secretário.

A previsão é que o próximo ponto de internet seja inaugurando no Parque da Cidade e avançará para todo  DF. Inicialmente cada cidade terá um ponto, mas ao decorrer das instalações as RA’s poderão receber mais de um ponto de internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...

Curta-metragem vai mostrar como ditadura afetou crianças no Brasil

Em fase de busca de recursos, projeto já tirou o sono do idealizador Quando estava fazendo pesquisas para o...