19.5 C
Brasília
quinta-feira, abril 18, 2024

Veganismo: uma forma mais natural de enxergar o mundo

Date:

Share post:

Não é moda passageira, nem se restringe apenas a alimentação. O veganismo é um estilo de vida e tem se difundido pelo mundo afora

Por Giullia Chaves

Em tempos de consciência ambiental, as pessoas têm se perguntado se é realmente necessário consumir produtos de origem animal e muitos têm chegado à conclusão de que dá pra ser extremamente saudável, feliz e consciente sem colocar esses elementos no corpo e na casa.

Em Brasília, dois estabelecimentos pioneiros no ramo falam sobre as experiências, as dores e as delícias deste ramo, que está cada vez mais atraindo a curiosidade das pessoas.

Empório Faz Bem Casa Vegana – Foto: reprodução/instagram
Faz Bem Casa Vegana – Foto: reprodução/instagram

O Thiago Villela é sócio proprietário do Empório e Restaurante Faz Bem Casa Vegana. Formado em jornalismo conheceu o universo vegan por meio do ativismo. Segundo o empresário, o veganismo foi entrando em sua vida de forma gradual e natural “Eu primeiro fui deixando de comer carne, aos poucos. Depois virei vegetariano e assim permaneci um tempo. Mais pra frente fui percebendo o impacto das indústrias e fui cortando produtos de origem animal e também aqueles que fazem testes em animais. É um processo”, explica.

Thiago contou para a 61 Brasília a história do restaurante que hoje é uma das referências na cidade e faz um dos melhores hambúrgueres veganos da região: “Antes o espaço era um horti-fruti. Eu e alguns sócios queríamos manter esta pegada de venda, por isso, aliamos o restaurante a um  empório. Queríamos que os moradores das quadras continuassem comprando aqui”. No empório vende-se desde pasta de dente cruelty free – termo utilizado para definir produtos que não realizam testes em animais – até substitutos para manteiga e iogurtes e produtos para a casa.

Pratos deliciosos do Faz Bem Casa Vegana – Foto: Thiago Villela

Segundo o dono do Faz Bem Casa Vegana, a 407 norte acabou por se tornar a quadra vegana de Brasília, onde as pessoas sabem que terão opções diferentes para comer bem e de forma saudável.

A chef Cynara Arnt – Foto: repdrodução/instagram

Já Cynara Arnt é chef de cozinha e começou a trabalhar na área fazendo buffet de festas infantis. Segundo ela, o veganismo é um movimento em expansão e, por isso decidiu criar a Vegan Se.

“A Vegan Se é um espaço livre de ingredientes de origem animal, livre de contaminação. Os estabelecimentos não-veganos não podem afirmar que estão livres da contaminação cruzada. Na Vegan Se as pessoas confiam que não vai haver nada de ingrediente de origem animal. O nosso diferencial é justamente ser 100% plant based”, explica.

Cynara afirma que o que a move a continuar empreendendo e impactando cada vez mais pessoas, é a filosofia “é poder provar pras pessoas que é possível ser feliz sendo vegano. A alimentação vegana é saborosa. E a minha motivação para fazer comida vegana é a compaixão. Eu creio que os animais estão aqui pelo seu próprio propósito, eles têm direito à vida assim como nós” diz.

Salgadinhos veganos? Na Vegan Se tem! – Foto: reprodução/facebook

Pessoas que adotam um estilo de vida vegano, se preocupam também com os impactos das indústrias, os recursos naturais do planeta e com a própria economia “Existe uma questão econômica. Os alimentos de origem animal consomem bilhões de litros de água em sua produção e a alimentação vegana é sustentável na raiz porque ela vai direto na fonte de proteínas vegetais que são os grãos. Então eu acredito que a alimentação vegana é a alimentação do futuro, é a alimentação para a superpopulação”, explica a chef.

Prato vegano apetitoso da Vegan Se – Foto: reprodução/facebook

A Vegan Se está no mercado há 5 anos e começou fazendo encomendas de salgados, doces, bolos… “depois partimos para o ramo de refeições prontas e, agora contamos com o ponto de atendimento na 204 norte, onde entregamos o nosso produto e fornecemos mercadorias de produtores locais, veganos e que tenham essa pegada ecológica também”.

Na Vegan Se tem delivery também – Foto: reprodução/facebook

O veganismo é um segmento crescente em todo o mundo, porém é um mercado ainda pouco explorado no Brasil. Muitas pessoas ainda não tem informações a respeito dos malefícios de uma alimentação animal e acreditam que o veganismo não vai proporcionar todos os nutrientes que o corpo precisa, mas essa mentalidade pode ser afastada, basta algumas pesquisadas na internet. Buscar saber a procedência dos produtos consumidos é apenas o primeiro passo..

“Precisamos desmistificar esta alimentação e reduzir o preconceito, muita gente ainda acredita que vegano e vegetariano só come alface e folha. Mas nós temos leites, queijos, bolos e salgados de origem vegetal que são saborosos e saudáveis. Queremos difundir esta alimentação para que as pessoas possam descobrir novos sabores” complementa Cynara.

“Empreender este tipo de alimentação no brasil é um desafio”

Atualmente a Vegan Se funciona de segunda a sábado das 9h às 21h e serve refeições desde o café da manhã até o jantar. Além disso eles aceitam encomendas para festas e fazem delivery.

De coisas pro corpo à coisas pra casa: Com Amor Florinda prevê um futuro mais local, manual e sustentável – Foto: reprodução/instagram

Ativismo online – o movimento vegano/vegetariano tem tomado conta da internet e pessoas inspiradoras têm surgido nas redes com este boom. Desde aulas online de saboaria e produtos processados e livres de conservantes até ginecologia natural e dicas femininas para lidar com o ciclo menstrual – coisas super naturais e que a indústria e a tecnologia nos fizeram esquecer nos afastando gradativamente de nossas raízes e nos fazendo odiar nossos processos.

A empresária Fabiana Wan – Foto: reprodução/instagram

A Fabiana Wan, fundadora e artesã da marca Com Amor Florinda (@comamorflorinda) acredita que informação empodera as pessoas e que se aprendermos a fazer os nossos próprios produtos teremos mais autonomia para decidir os rumos do consumo. “Eu acredito em um futuro mais local, manual e natural, em que as pessoas saibam a origem das matérias primas e reconheçam o valor do trabalho das pessoas”.

A empresária também faz vídeos para plataformas online falando sobre a importância do empoderamento para o consumo consciente e recentemente lançou a primeira turma de seu curso totalmente via internet. “Corpo casa manual” ensina as pessoas os princípios de como produzir seus próprios cosméticos e produtos para a casa.

Absorventes reutilizáveis da Com Amor Florinda feitos artesanalmente – Foto reprodução/instagram

Ainda nesta linha, existem muitas marcas que surgiram pelo instagram e que hoje são tomadas como estilo de vida. Abaixo você confere uma lista de links e dicas de onde procurar conteúdos para entender o veganismo e expandir a sua consciência:
Veganismo além da alimentação
Faz Bem Casa Vegana
Vegan Se
Por Favor Menos Lixo
Um Ano Sem Lixo
Com Amor Florinda

Desde às formas de comprar, as embalagens, onde compra e o que se compra, a consciência é parte fundamental do veganismo

Outros restaurantes em Brasília que servem alimentação vegana e consciente:
DuoO
Apetit Natural
Canelle

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...