17.5 C
Brasília
terça-feira, julho 23, 2024

Aproveite a páscoa sem prejudicar a pele e os dentes

Date:

Share post:

Aproveite a páscoa sem prejudicar a pele e os dentes

Para comer chocolate sem culpa, o segredo é planejar o consumo

A Páscoa é uma das celebrações mais esperadas do ano. Mesmo quem não segue à risca as tradições, nessa época, costuma se entregar às delícias do chocolate. No entanto, o aumento no consumo traz preocupações, não só com a balança, mas com a saúde da pele e dos dentes. O dermatologista Erasmo Tokarski e os dentistas Fábio Lara e Rodrigo Lara dão dicas importantes para quem quer evitar problemas desagradáveis.

Pele

Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, o chocolate não é o principal fator para o aparecimento de acne, mas, por ser um alimento gorduroso, ele pode acabar aumentando a oleosidade da pele quando ingerido em excesso.

Dermatologista Erasmo Tokarski

“Isso pode piorar a acne de quem já tem predisposição e agravar quadros inflamatórios pré-existentes. Mas é uma complicação que vale para qualquer comida com muita gordura”, explica Tokarski. Ele recomenda controlar a alimentação e consumir o produto sem exagero. Existem medidas simples de prevenção que diminuem os fatores de risco: “O principal é comer chocolate de forma moderada e fazer uma alimentação rica em fibras, junto com alguns cuidados com a pele”.

É importante manter a pele limpa, lavando com sabonetes específicos para o problema. Outros cuidados também são válidos, até recorrer a uma limpeza de pele pode ser uma boa ajuda dependendo do caso. Os famosos secativos ajudam a acelerar a melhora das espinhas inflamadas. A alimentação correta e a higienização da pele são os melhores caminhos para prevenção.

Para quem não resistir às guloseimas da Páscoa e o chocolate acabar piorando o quadro de acne, a solução é procurar um médico especialista. “Dependendo do caso, o tratamento pode ser tópico ou oral e, para peles lesionadas, os principais tratamentos são com laser, peeling e preenchimento”, indica Tokarski.

Dentes

Para os dentistas Fábio Lara e Rodrigo Lara, da clínica LOE+, alguns problemas dentários podem ser comuns nessa época do ano pelo consumo exagerado de açúcar e pela limpeza incorreta dos dentes após o consumo de chocolate. As crianças principalmente merecem uma atenção especial.

Dr. Fabio Lara e Dr Rodrigo Lara. Foto: Marcela Bussolotti

“Comer chocolate logo após as refeições principais e escovar os dentes até 15 minutos depois é uma boa estratégia. Após as refeições, a placa bacteriana começa a agir em 15 minutos, a partir desse momento, se o alimento não for retirado do dente, as bactérias começam a produzir o ácido que ataca os dentes. O açúcar é um grande combustível para elas”, explica Dr. Fábio.

Outra dica importante é evitar consumir o doce antes de dormir, pois quando a pessoa dorme, o fluxo salivar diminui e a boca fica mais seca. Como uma das funções da saliva e ajudar na limpeza dos dentes, essa diminuição pode não ser favorável para quem ingeriu chocolate.

Segundo dr. Rodrigo Lara alguns tipos da iguaria podem ser melhores, como por exemplo o chocolate amargo e ao leite, que têm menos açúcar. Os brancos são os campeões em açúcar. “Também é preciso ter cuidado com os recheios mais grudentos, como caramelo, brigadeiro e doce de leite, porque são mais difíceis de remover durante a escovação”, explica ele.

Para aqueles que usam aparelhos ortodônticos, o cuidado é dobrado, tanto na escovação quanto no cuidado para não quebrar as suas peças. Evitar ovos crocantes e maciços, que são mais duros. Mas se for consumi-los a pessoa deve comer os pedaços cortados e menores. E por fim, além de uma boa escovação de pelo menos uns três minutos, não esquecer de passar o fio dental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Escola de Breaking lança aulas para crianças no Centro de Dança de Brasília

Projeto da Drop Education oferecerá oficinas para crianças de 06 a 12 anos, durante quatro meses. As inscrições...

Últimos dias de inscrições para o curso de Mediação Cultural 

Qualificação gratuita de arte-educadores colabora para o fortalecimento da economia criativa no Distrito Federal. Inscrições até sexta-feira Até 26...

Volta às aulas: visitas mediadas promovem a conexão entre estudantes e a arte

A plataforma Conecta oferece agendamento e transporte gratuito para escolas visitarem eventos culturais  Atenção, professores! A volta às aulas...

Faces do Piano Brasileiro estreia dia 5 de agosto

O projeto com os pianistas Pablo Marquine e Diogo Monzo homenageia Claudio Santoro, Antônio César Guerra-Peixe, Luiz Eça...