19.5 C
Brasília
segunda-feira, abril 15, 2024

Feedback durante o processo seletivo é essencial para valorização do candidato

Date:

Share post:

Tecnologia pode tornar processos mais humanos e empáticos por meio de softwares de recrutamento e seleção

 O esforço e dedicação por parte dos profissionais durante o processo seletivo precisam ser valorizados. Portanto,  é cada vez mais essencial que empresas sejam transparentes e forneçam feedbacks e atualizações das etapas, mesmo em casos de negativa. Afinal, quem está em busca de uma oportunidade fica com as expectativas altas e o silêncio pode soar como desrespeito.

A empatia durante o recrutamento e seleção também ajuda a fortalecer a marca empregadora, pois profissionais que têm uma experiência positiva tendem a recomendar e falar bem a outras pessoas, mesmo que não tenham sido contratados.

“É comum encontrar relatos, principalmente em redes sociais corporativas, de quem passou por diversas etapas e de repente, o recrutador parou de responder. A falta de explicação sobre os motivos de não seguir com a contratação demonstra pouca valorização de toda energia aplicada naquele processo e pode fazer com que a organização construa uma imagem negativa perante o mercado, impactando diretamente na atração de talentos”, explica Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, HR Tech que oferece soluções para RH.

A executiva ainda reforça que em um feedback construtivo, o candidato tem a oportunidade de aprender mais sobre si mesmo, já que quem está conduzindo o recrutamento pode falar sobre pontos fortes e fracos, e expor as reais necessidades da empresa no momento. Além disso, pode ser um diferencial competitivo, pois mostra uma cultura organizacional orientada ao crescimento e desenvolvimento dos profissionais.

“Nós entendemos que em processos longos ou que envolvem muitos candidatos, a comunicação pode se tornar um ponto desafiador. Mas, é importante deixar a percepção positiva a todo o momento. Nesse cenário, a tecnologia é uma grande aliada do recrutador”, afirma a CEO.

A tecnologia como aliada

Com o objetivo de colher frutos positivos para o crescimento e sucesso, o RH das empresas pode contar com a ajuda da tecnologia, que, além de contribuir com a gestão de tempo e talento das empresas, ainda auxilia nos objetivos de recrutamento.

Alguns softwares de RH são integrados a banco de currículos, o que otimiza o processo de recrutamento e seleção, possibilitando a contratação do talento ideal em menos tempo, o que possibilita uma experiência mais dinâmica e ágil. Além disso, existem recursos que vão desde a atração, divulgação da vaga, passando pelas etapas de seleção com triagem de currículos e testes, até a admissão 100% digital.

O feedback, etapa fundamental para a experiência do candidato e a reputação da marca empregadora, também pode se beneficiar da tecnologia. Com esse retorno, o candidato consegue acompanhar o status do processo seletivo, e sentir que a empresa valoriza a sua candidatura. Porém, com tantas demandas, realizar feedbacks em um prazo aceitável pode ser um desafio para o RH, criando um sentimento de distanciamento. Por isso, uma das funcionalidades do software Pandapé tem como objetivo ajudar os recrutadores nessa etapa, possibilitando a automatização e personalização de retornos para cada etapa.

A CEO do Infojos ressalta que a tecnologia também é parte importante para digitalizar a gestão de talentos, melhorar o engajamento e reduzir a rotatividade da empresa. Com a ferramenta de HCM, por exemplo, é possível integrar todos os funcionários desde o onboarding na plataforma e centralizar suas informações e comunicação interna, além de realizar pesquisas, avaliações de desempenho e controlar pagamento, ausências e férias.

“Embora muitos pensem que a tecnologia afasta, quando aplicada da maneira correta e gerenciada por uma pessoa treinada, os processos se tornam mais empáticos e humanos. E quando o ritmo é intenso e o feedback, tão essencial para a valorização do candidato, não pode ser realizado com cada participante individualmente, há formas de realizar com esse auxílio”, conclui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Dia D de Vacinação no DF: Mais de 90 Pontos Disponíveis neste Sábado

Neste sábado, 13 de abril, mais de 90 pontos de vacinação estarão disponíveis no Distrito Federal, marcando o...

Brasília recebe parque temático DC Superpets para animais de estimação

Quem adora pets vai se encantar com um parque temático, a novidade é o Parque DC Superpets, situado...

Senadora Mara Gabrilli expressa preocupações sobre Consulta Pública da Anvisa relativa a bulas digitais de medicamentos

Entre elas, estão o possível enfraquecimento do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os prejuízos à população...

Novas leis penais: Mudanças na progressão de regime e uso da tornozeleira eletrônica

Presidente Lula sanciona legislação que impacta o sistema carcerário brasileiro Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da...