14.5 C
Brasília
quinta-feira, julho 10, 2025

Jornalista Conceição Freitas compartilha dica literária

Date:

Share post:

Conheça os livros preferidos de personalidade do Distrito Federal. Iremos divulgar toda semana um livro sob o olhar de um leitor ou leitora da cidade.  Ele ou ela irá indicar o livro que leu ou está lendo e fará um comentário sobre a leitura. A dica desta semana é da jornalista e escritora Conceição Freitas.

Conceição Freitas é jornalista, cronista, autora de dois livros. Há três anos comanda a Banca da Conceição, na 308 sul. Moradora de Brasília há mais de 30 anos, é da cidade que ela tira o sentido do que escreve. Com olhar ímpar para a capital, Conceição publicou crônicas diárias por 10 anos. Atualmente, além de jornaleira, compartilha o olhar atento para a cidade por meio de um blog, onde os leitores podem conferir um pouco da sua escrita.

A Banca da Conceição é porta de entrada para turistas, arquitetos e estudantes interessados em saber um pouco mais sobre como é viver na superquadra, um modelo de moradia e convivência urbana que Lucio Costa aprimorou a partir de princípios do urbanismo moderno. A banquinha, como é carinhosamente nomeada por Conceição, também virou ponto de encontro para escritores de Brasília e de fora que, com frequência, participam de roda de conversas com leitores.

Está lendo pela terceira vez Lolita do russo Vladimir Nabokov, radicado nos Estados Unidos para fugir da guerra. O romance foi publicado na França, em 1955, após ser rejeitado por cinco editoras norte-americanas. O livro só seria publicado nos EUA em 1958. Polêmica, irônica e tocante, a obra narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade por uma adolescente. Lolita é uma história de paixão e ruína.

Segundo Conceição, o que mais chama a atenção no romance são a qualidade literária e a genialidade do narrador. “Como escritora, tento me impregnar dessa qualidade técnica”, ressalta. Conceição destaca que o livro “fala, sobretudo, sobre amor intenso, que é o que me move naquilo que faço”, explica. “O autor tem um olhar cínico e amargo, diferente do meu” descreve.

Acesse o blog da Banca da Conceição  www.bancadaconceicao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Disney Brasil promove contação de histórias na Livraria Leitura Terraço

A Disney Brasil, em parceria com a Livraria Leitura, promove durante o mês de julho uma experiência encantadora...

Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar e lazer

A experiência começa ao avistar pelo horizonte a despedida do sol, que ao mesmo tempo anuncia a chegada...

O palco e os bastidores: a coragem de ser inteiro

Vivemos em um mundo onde a aparência reina soberana, onde os aplausos valem mais que o silêncio interior,...

Decisão do STF reconhece que tentativa de aumentar IOF extrapola limites constitucionais

CACB considera audiência pública como meio adequado para solução da questão, mas destaca que o ônus não pode...